quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Pavegen: o piso que gera energia

Que tal gerar energia com uma corrida?
A natureza já nos deu inúmeros exemplos de como utilizar conversões de energias a nosso favor. Uma das mais exploradas é a energia mecânica. Grosso modo, é a soma das energias potencial e cinética. O Pavegen é um piso criado para transformar a energia mecânica do caminhar em energia elétrica. Na prática é como aproveitar cada movimento do ser humano – uma visão mais realista do filme Matrix.
O piso eletrônico tem 60 centímetros de largura, 45 centímetros de altura e 6,8 centímetros de profundidade. É possível agrupar vários deles para abastecer um banco de baterias. Pela comunicação Wi-Fi, cada um dos pisos pode fornecer em tempo real a quantidade de passos, energia gerada e outros detalhes de operação. Há inclusive uma interface de programação disponível.
Imagine agora quanto esta tecnologia poderia ajudar em um local de grande movimento de pessoas. Um metro ou até em um show. Certamente é algo que pode dar um novo significado a palavra sustentabilidade.
A última apresentação do piso que capta energia foi no Global Design Forum, em Londres, na semana passada. Curiosamente a empresa já fez uma demonstração no Brasil, mas pouco se falou. Durante a copa do mundo, patrocinada pela Shell, a Pavegen montou em uma favela do Rio de Janeiro o primeiro campo de futebol do mundo capaz de gerar energia. O CEO da empresa, Larence Kemball Cook já esteve no país em um evento paralelo ao Rio+20.

Por: Pablo
CIÊNCIA e SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Mais Aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário